Campeão também fora do octógono

Rodrigo Minotauro
Publicado em 20/10/2015 às 20:38


Rodrigo Minotauro

Além de uma carreira respeitadíssima, Rodrigo Minotauro é idealizador do projeto Instituto Irmãos Nogueira

Por: Rubens Boulus | Fotografia: Divulgação

Minotauro-4

Antônio Rodrigo Nogueira, mais conhecido como Minotauro, foi protagonista de uma dramática história de superação quando, aos 11 anos, foi atropelado por um caminhão. Devido ao acidente, ficou quatro dias em coma e passou um ano internado. Desde cedo treinava judô, passando depois a praticar boxe, jiu-jítsu, muay thai e wrestling.

Sua carreira como lutador o transformou em uma grande celebridade no Brasil, Japão e Estados Unidos. Minotauro já foi detentor dos cinturões das maiores organizações da história do MMA, entra elas Rings, Pride e UFC. Rodrigo também é conhecido por ser um desportista de comportamento exemplar dentro e fora dos ringues.

Para tristeza de muitos fãs, aos 39 anos, Rodrigo Minotauro anunciou, dia primeiro de setembro, a sua aposentadoria como atleta.

Em uma coletiva de imprensa em um hotel no Rio de Janeiro, Minotauro disse que vai continuar no UFC, mas com outra função. O ex-campeão do Pride e do UFC vai atuar como Embaixador de Relacionamento com Atletas do UFC Brasil.

Em sua nova função, Minotauro vai participar de diversas iniciativas pelas regiões do Brasil. Ele será a ligação da organização entre atletas, patrocinadores, mídia e órgãos governamentais. Como um dos pioneiros do esporte, e muito respeitado na comunidade do MMA, ele vai auxiliar o UFC a manter o mais alto padrão dos lutadores, e, ao mesmo tempo, atuar como um mentor no desenvolvimento de jovens atletas.

Além dessas funções, Rodrigo também vai auxiliar na identificação de novos talentos que surgem por todo o Brasil, tendo em vista que o UFC® continua em busca dos melhores atletas para adicionar à sua lista.

“Minotauro é uma lenda no MMA”, afirmou o presidente do UFC, Dana White. “Ele é respeitado por lutadores e fãs por todo o mundo. Tem sido uma honra vê-lo competir e estou feliz pela sua aposentadoria. Ele será um trunfo enorme para o UFC, para atletas e para o esporte como Embaixador. Mal posso esperar para trabalhar com ele neste novo capítulo de sua vida.”

Rodrigo complementou: “Para mim é um grande prazer e uma honra continuar meus laços com o UFC. Sempre tive a paixão de acompanhar o desenvolvimento de novos atletas e é isso que desejo continuar fazendo. Quero ajudar a disseminar o MMA por todo o mundo e dar minha contribuição para o surgimento e desenvolvimento de jovens talentos. Agradeço a confiança que Dana White e que Lorenzo e Frank Fertitta estão depositando em mim, e creio que com muito trabalho vamos alcançar grandes resultados juntos. Eu sei que posso, e vou, contribuir muito para o crescimento do nosso esporte fora do octógono.”

Antes de sua aposentadoria, Minotauro pode se vangloriar de uma das carreiras mais bem sucedidas da história do MMA.  Com sua primeira luta profissional em 1999, Rodrigo ganhou destaque no Japão com o PRIDE Fighting Championship. Mais tarde se tornou duas vezes campeão da organização, inclusive foi o primeiro campeão peso pesado do evento em 2001.  Após o PRIDE ter sido adquirido pela Zuffa, LLC em 2007, Minotauro continuou seu domínio ao derrotar Tim Sylvia pelo cinturão interino dos pesos-pesados do UFC.  Rodrigo ainda teve um grande número de lutas memoráveis, incluindo seu histórico confronto no Rio de Janeiro em 2011, quando derrotou4

Brendan Schaub no UFC® 134, diante de uma plateia fervorosa que poucos esquecerão. Minotauro encerra sua carreira com um cartel impressionante de 34-10-1 e a reputação de ser um dos maiores nomes do Brazilian jiu-jítsu na categoria peso pesado, evidenciada com 22 vitórias por submissão.

Atualmente, o atleta possui contrato com a companhia de esportes Zuffa, detentora dos direitos do Ultimate Fighting Championship, e é comentarista oficial de lutas dos canais Sportv e Combate.

Rodrigo e o irmão Rogério (Minotouro), também atleta colecionador de vitórias e títulos, são donos da franquia de academias Team Nogueira, que possui 33 filiais, incluindo uma academia em Dubai.  Em três anos, as franquias da Team Nogueira atingiram o número de 10 mil alunos, sendo a rede considerada a maior cadeia de academias de artes marciais do mundo.

Os gêmeos estão fazendo uma transição muito positiva da carreira de atletas para o ramo empresarial. Hoje, através do Team Nogueira Holding, eles possuem vários ramos de atuação, se desmembrando em várias frentes de negócios. Além de atuarem, com muito sucesso, no mercado de palestras empresariais.

WP_20150207_18_31_43_Pro WP_20150207_18_34_11_Pro WP_20150207_18_41_00_Pro

O Team Nogueira Holding possui: rede de franquias, licenciamento de produtos, gerenciamento de atletas, produção de eventos, linha de roupas, Team Nogueira TV e a Associação Team Nogueira.

Por suas grandes trajetórias dentro e fora do esporte, Rodrigo e Rogério são constantemente convidados para palestrar em grandes empresas por todo o território nacional.

Também no gerenciamento de atletas, o Team Nogueira alcança grande sucesso, cuidando da carreira de cerca de 65 atletas profissionais, possuindo lutadores nos maiores eventos de MMA do mundo, como UFC, WSOF e Bellator. A equipe também possui estrutura que se assemelha à dos grandes clubes de futebol do país, com sala de fisioterapia, marketing, assessoria de imprensa, refeitório e alojamento. Além de contar com ringue e octógono profissionais, área de tatames e sacos, e espaço para treinamento físico.

O Team Nogueira realiza eventos de artes marciais e de MMA por todo o Brasil, através do Circuito Team Nogueira, que realiza combates de MMA amador e profissional, além de lutas de muay thai, boxe e submission. O grupo também realiza o Team Nogueira Beach, evento de MMA disputado na Praia da Barra da Tijuca.

No entretenimento, a equipe criou a primeira WebTV de MMA do Brasil. A Team Nogueira TV foi criada para garantir aos fãs do MMA a melhor qualidade de imagem e som, com o maior potencial interativo do mercado. São mais de 100 minutos de programação inédita por semana, ao vivo e on demand, do jornalismo informativo à comédia. Tudo isso, com programas exclusivos, grade diária e transmissões ao vivo.

Instituto Irmãos Nogueira

MINOTAURO MINOTAURO-2

Rodrigo é um pilar para a comunidade do Rio de Janeiro ao lado de seu irmão gêmeo Antonio Rogério “Minotouro” Nogueira, lutador do UFC.  Ambos fundaram o Instituto Irmãos Nogueira em 2008, que tem seis centros operacionais que treinam mais de 1.000 crianças carentes, usando o MMA como uma ferramenta de inclusão social.  Desde o início, o projeto contribuiu para o desenvolvimento social mudando vidas de muitos jovens de comunidades do Rio de Janeiro, construindo a cidadania exemplar e a superação de barreiras.

Hoje, o Instituto possui seis polos em funcionamento, entre eles, dois no complexo do Alemão (Vila Cruzeiro e Vila Olímpica do Alemão), Manguinhos, Nova Iguaçu, Mangueira e Recreio.